PORQUE ESTUDAR LITERATURA PORTUGUESA NO BRASIL.
Estudar a Literatura da Língua Portuguesa no Brasil é algo que pode ser interpretado como bom ou ruim, dependendo do ponto de vista. Mas certo é reconhecer a riqueza e elegância que podemos encontrar nas obras dos artistas do país que descobriu, explorou e nos deixou de legado um idioma rico, complexo e complicado tal como o nosso.
As opiniões divergem, mas o porquê é óbvio. Estudar Literatura da Língua Portuguesa é ter como referência a língua do colonizador e a sua história. A nossa Literatura brasileira vem ao longo do tempo, dependendo de um conjunto de obras literárias, apoiando-se em um sistema cultural e lingüístico a que a que o idioma herdado pertence.
“Se hoje se produz determinados estilos de cultura, de Literatura, de arte, de música, com certeza, esse resultado é um reflexo do que fizeram aqueles que nos antecederam e que tiveram grande sensibilidade para criar e registrarem seus trabalhos.”(Gonçalves, Mariza A. Lima)
A Literatura Lusitana foi o princípio da nossa Literatura, mas não é a sua essência. Pois a Literatura Lusitana não condiz com a nossa realidade e apenas se assemelha na Linguagem, e com muitas ressalvas, no que tange sobre expressões lingüísticas próprias. A fonte de inspiração da literatura geralmente varia por época e aspectos sociais. Haja vista, que o nosso povo, que foi historicamente foi explorado, e ao mesmo tempo, misturado, miscigenado, e enriquecido por várias culturas, apresenta temas mais ricos e interessantes a nós, leitores brasileiros.
Mas apesar a importância que tem de estudar Literatura Portuguesa no Brasil, apontada por mestres literários conservadores, esse argumento não é algo que desperte interesse nos alunos. Num ambiente que não seja acadêmico, certamente estudar Literatura Portuguesa será algo abstrato e considerado inútil. A própria Literatura Nacional é subestimada e pouco explorada pela grande maioria, que em virtude da velocidade das informações e tecnologia, pouco se apegam a leitura dos grandes textos literários dos autores clássicos ou modernos, sem manusear os livros, apegando-se a leitura de textos na internet e explorando, em maioria, os autores místicos e de auto-ajuda. Isso aponta para as modificações na nossa Literatura, de acordo com a realidade de hoje, que difere demasiadamente dos textos Literários da Língua Portuguesa Lusitana ou brasileira.
REFERÊNCIAS:
Todos os acessos em 29/11/2008:
Disponíveis em:
[http://www.google.com.br- palavras de busca: LITERATURA, LÍNGUA PORTUGUESA
[http://www.travessa.com.br/LITERATURA_PORTUGUESA_HISTORIA_MEMORIA_E_PERSPECTIVAS/artigo/8c3d24eb-5ca4-490c-8f37-4c970fbe444a]
[http://www.marizalima.com.br/apoio/matéria/detalhe.php?idMateria=3]

Nenhum comentário:
Postar um comentário