quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

O BARROCO LUSITANO

A estilística do período Barroco, de certa forma, foi antecipada por Camões, que em sua arte apresentou características do Barroco, abalado pelo pessimismo, pela expressão de dilemas insolúveis, pelo jogo dos contrários, pelos paradoxos, engenhosidade e teatralidade da linguagem. O Barroco Lusitano desenvolveu-se em um período especial, época em que Portugal passava por momentos de pessimismo, fato que tornou a literatura barroca diferente do brilhantismo do Barroco Espanhol. A origem da palavra barroco remete a vários sentidos: forma de raciocínio onde, de duas premissas iniciais se infere uma conclusão; pérola defeituosa, onde há formação irregular; terreno desigual e assimétrico. A estética barroca apresenta um jogo de idéias, de rebuscamento, requinte; assimetria, caracterizado pelos estilos Cultismo e Conceptismo. No Cultismo (também conhecido como Gongorismo devido à influência do poeta espanhol Luís de Gongora), a linguagem é extravagante e requintada. No Conceptismo, o jogo de idéias remete ao raciocínio lógico com retórica primorosa. Ainda deve-se destacar que a arquitetura do estilo barroco também é muito particular e deixou legados até mesmo no Brasil, com construções amplas, exageradas, e igrejas imponentes. O Barroco traduzia a oposição entre a burguesia - classe social que surgia com valores diferentes - e o poder real e da nobreza; as tentativas de se unir o homem e o divino, a era medieval em luta com a era Renascentista. Um dos nomes luso-brasileiro mais destacados foi o do padre Antonio Vieira com o seu Sermão da Sexagésima, no qual repreende os pregadores de sua época por usarem o interesse dos homens ao invés da vontade de Deus nas pregações. Também durante o período barroco as mulheres expressaram-se na Literatura, através de cartas escritas por uma freira, conhecida como Mariana Alcoforada, e por Matildes Demetrio dos Santos em “Cartas Portuguesas: a trama do amor barroco”. Segundo Nelly Cecília Paiva Barreto da Rocha (1996): “A impressão mais genérica suscitada pelas Cartas em relação ao seu tempo, à sociedade portuguesa e européia, às circunstâncias de sua existência, é um misto de indignação e de revolta. Nas Cartas têm-se um espelho da problemática feminina, tanto que é possível através das Cartas analisar a situação da mulher enquanto ser vocacionado não para o hábito e a solidão, mas para o amor e a literatura.” No Brasil o Barroco iniciou-se a partir do ciclo do ouro, e foi a primeira escola artística que conseguiu criar expressões tipicamente brasileiras, um fato muito importante para o começo de um sentimento nacionalista. Referências: SILVEIRA, Francisco Maciel. Literatura Barroca – Literatura Portuguesa. São Paulo: Global, 1986. BESSA, Pedro Pires (org.). Riqueza cultural ibero-americana. Belo Horizonte, FAPEMIG; Divinópolis, UEMG –MG, 1996. [http://www.portrasdasletras.com.br/pdtl2/sub.php?op=literatura/docs/barrocoportugues], acesso em 12/01/2009 [http://www.starnews 2001.com.br/ literatura Barroca] , 12/01/2009 [http://www.jomar.pro.br/portal/modules/smartsection/item.php?itemid=122], 15/01/2009

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