Prefiro escrever a explicar. Prefiro cantar à falar. Quando falo posso trazer discórdia,pois busco coerência e responsabilidade. Catalizo,analiso,peso,escrevo.
segunda-feira, 25 de maio de 2009
Lugar de silêncio é no cemitério.A Escola é lugar de interatividade. Estágio supervisionado I - parte 2
Com certeza, são em cemitérios os lugares onde o silêncio pravelece porque lá todos já estão mortos, e somente os visitantes fazem algum barulho, e mesmo assim, cheios de medo e respeito.
Pois é, eu não sei quem foi que inventou essa de que escola é lugar de silêncio!
Eu mesma, nunca aprendi nada sem música, e na sala de aula, o silêncio não pode ser exigido de crianças e adolescentes, como se eles fossem todos sem personalidade, vontade ou vida. Certamente, para os professores conservadores eu sou um fracasso como educadora. Cansei de ouvir críticas de "colegas", e de ver em seus semblantes algo de reprobatório, olhares apavorados e de condenação, quanto à minha maneira de ensinar e dar aulas. Em primeiro lugar, não gosto de gritos. Em segundo, se eu gritar vou estragar minha voz. Em terceiro,não grito com ninguém pq não gosto que gritem comigo. Quarto: não trabalharei como professora, pelo menos agora, e se eu fosse uma educadora em atividade, não seria conservadora e minhas aulas seriam muito barulhentas, cheias de temas transversais, criativas, e muito barulhentas. Outra qustão bem importante: nunca nenhum aluno me achou cheia, esnobe, arrogante ou chata. Outra coisa: eu respeito o jeito de ser de cada um e não sou eu que vou mudar a personalidade dos outros, o jeito de ser e se expressar... o papel do educador não é esse... é melhorar a pessoa como cidadão, como ser na sociedade, ensinar a autovalorização e boa convivência, e não tratá-los como um bando de burros todos iguais ao subestimar a inteligência deles... Outra questão: eu não me importo com a opinião de conservadores, pois sou transgressora e revolucionária. Acho q já passou da hora da escola ser um lugar de tédio e chatice, e está na hora dos educadores serem mais humanos, atualizados, pesquisadores e trabalharem com a psicopedagogia, e por meio desses estudos, tentar entender e avaliar cada um como único, e não ver os alunos como se eles fossem todos iguais. Não adianta decoreba nem falso moralismo. Tem coisas que se estuda na escola que não servem prá nada na vida. E a forma que os alunos são avaliados não consegue medir o pontecial que cada um tem. Por isso os alunos precisam da ajuda, do carinho, da atenção e da boa vontade ds professores. Sei que a classe não tem estímulo financeiro,mas também, além de votarem errado, não fazem nada prá tirar governodores (as) que não valorizam o trabalho do professor... Enfim, sei que meu estágio com o Ensino fundamental não deve ter agradado muito aos professores regentes e nem aos coordenadores e à direção da escola, que embora dizerem seguir os Parâmetros Curriculares nacionais, ainda estão bem longe dessa prática... e quanto aos alunos, sei que estes jamais esquecerão da professora que tratou eles de igual para igual, com amor e amizade, que valorizou a realidade deles, que ajudou a construir conhecimento e nunca se sentiu superior... essa sou, a professora Raquel. (abaixo, um vídeo de um momento construtivista que eu flagrei na escola, de uma professora ousada e nada tradicional, nota 10 para ela...)
Aqui eu posso escrever e desabafar, pois às vezes é melhor escrever do que falar. Vivo em um lugar perdido no mapa, onde a maioria das pessoas precisam evoluir. Um lugar onde a cultura não é prioridade, e onde as pessoas são mesquinhas e fofoqueiras. Sobrevivo em um lugar onde a maioria se preocupa demais com a vida dos outros, e as mentes são uito pequenas. Aqui é o meu espaço. E eu espero aqui ter liberdade para me expressar.
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